domingo, 5 de novembro de 2006

Uma vida só (Pare de tomar a pílula)

O goiano de Morrinhos Odair José (de Araújo) chegou ao Rio em 1968, para logo se tornar um dos mais bem-sucedidos cantores-compositores do setor brega-romântico. Misturando em suas composições um sentimentalismo simplório com tiradas que surpreendem pelo insólito das situações, ele atingiria o auge da popularidade com “Uma Vida Só”, canção mais conhecida pelo subtítulo “Pare de Tomar a Pílula”:

“Você diz que me adora / que nessa vida sou eu / então eu quero ver você / esperando um filho meu / pare de tomar a pílula / (...) / pare de tomar a pílula / porque ela não deixa o nosso filho nascer...”

Mas Odair tem outros trunfos em seu repertório como “A Nossa Primeira Vez” (“Vai ser demais / a nossa primeira vez / por isso já comprei / camisinhas pra mais de um mês...”), “Deixe Essa Vergonha de Lado” (“Por você simples empregada / não vai modificar o nosso amor...”) e “Vou Tirar Você desse Lugar (“E não interessa o que os Outros vão pensar...”), cujos versos dispensam qualquer comentário. A propósito, em 1973 Caetano Veloso gravaria “Vou Tirar Você Desse Lugar”, em dueto com Odair (Phono/73) (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jaime Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula) (1973) - Odair José e Ana Maria - Intérprete: Odair José

LP Odair José / Título da música: Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula) / Odair José (Compositor) / Ana Maria (Compositora) / Odair José (Intérprete) / Gravadora: Polydor / Ano: 1973 / Nº Álbum: 2451 034 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Canção.

Tom: A  

 A
 Já nem sei há quanto tempo

 Nossa vida é uma vida só
    Bm   E7  Bm  E7
 E nada mais
         Bm          E7
 Nossos dias vão passando
     Bm            E7
 E você sempre deixando
             A
 Tudo pra depois

 Todo dia a gente ama

 Mas você não quer deixar nascer
          Bm     E7  Bm  E7
 O fruto desse amor
        Bm             E7
 Não entende que é preciso
         Bm           E7
 Ter alguém em nossa vida
            A   A7
 Seja como for
  D                C#m
 Você diz que me adora
      E7                 A
 Que tudo nessa vida sou eu
    D                 A
 Então eu quero ver você
 E7                  A
 Esperando um filho meu
    D                 A
 Então eu quero ver você
  E7                  A  E7
 Esperando um filho meu

Refrão:
 A               Bm
 Pare de tomar a pílula
  E7              A
 Pare de tomar a pílula
                  D
 Pare de tomar a pílula
     A
 Porque!
          E7
 Ela não deixa
                 A  E7
 Nosso filho nascer
  A               Bm
 Pare de tomar a pílula
  E7              A
 Pare de tomar a pílula
                  D
 Pare de tomar a pílula
     A
 Porque!
          E7
 Ela não deixa
                 A
 Nosso filho nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário